quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ARQUITETURA SUSTENTAVEL E AUTOMAÇÃO – I



               Já há algum tempo venho, na medida do possível, aplicar e fazer uso de certas práticas de sustentabilidade em meus projetos. O problema não esta na concepção, mas sim na forma de como o cliente encara o conceito de Arquitetura Sustentável.
               A impressão que eu tenho é a de que, quando você sugere uma prática sustentável ou o uso de alguma técnica que agregue este mote a seu estudo, o cliente acha que você é um hippie e estará propondo fechamentos com fundo de garrafas, ou um enorme cata-vento para moer farinha ou até mesmo uma cozinha com fogão e forno a lenha. Não que eu não ache estas coisas legais, quando empregadas com bom senso, porém existe muita desinformação a respeito do que é a Arquitetura Sustentável e principalmente o uso da Automação neste contexto.
               O interessante é ver que à medida que você descreve e propõe soluções sustentáveis, com seus respectivos componentes, incluindo o processo de Automação, o cliente se surpreende e prefere adotar estas soluções.
               A utilização da Automação, como recurso de controle e gerenciamento dos componentes e processos sustentáveis, tornou-se indispensável para que possamos obter o maior rendimento desta ou daquela solução arquitetônica.
              A CND Arquitetura, Engenharia e Meio Ambiente desenvolve projetos luminotecnicos, onde o emprego da automação, além de diminuir o consumo elétrico, contribui para o uso racional e correto do pacote de luz em cada ambiente projetado. Além disso, quando especificamos o reuso de água da chuva ou a instalação e monitoramento remoto individualizado de leitura de água, luz e gás, desenvolvemos projetos específicos, juntamente com o Engenheiro Afrânio Coli Ribeiro da ACR Assessoria e Gestão Empresarial e a Empresa Vector Automação.
Outras soluções sustentaveis como aquecimento de água através de paineis solares, geração de energia por meio de paineis fotovoltaicos ou geradores eólicos, emprego e gerenciamento do funcionamento de equipamentos de ar condicionado certificados, sistemas automáticos de irrigação em jardins, sistemas de segurança e vigilancia e outros, devem utilizar a Automação, obtendo assim um melhor desempenho de cada equipamento e/ou sistemas utilizados.
Mas afinal de contas, o que é Automação?
             - Automação é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos em um determinado sistema, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, com o menor consumo de energia, menor emissão de resíduos de qualquer espécie, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou sistema.
             Entre os dispositivos eletro-eletrônicos que podem ser aplicados estão os computadores e/ou outros dispositivos capazes de efetuar operações lógicas, como controladores lógicos programáveis, microcontroladores, SDCDs ou CNCs.
             Estes equipamentos em alguns casos substituem tarefas humanas ou realizam outras que o ser humano não consegue realizar, proporcionando assim mais segurança, conforto, sofisticação e flexibilidade aos seus usuários.
             É importante salientar que o processo de automação a que estamos nos referindo é aquele aplicavel a soluções onde o objetivo é o da sustentabilidade. Hoje, ainda falta muito, a se fazer para que estes processos voltados para a Arquitetura estejam presentes em mais projetos, pois na maioria dos casos o custo inicial de implantação é alto, mesmo sabendo-se que no futuro haverá economia.
            A automação residencial pode ser desenvolvida tanto em sistemas simples, proporcionando o controle de um único elemento; quanto em sistemas sofisticados, que agregam o controle de diversas funções e a interação entre distintos equipamentos. Os acionamentos desses sistemas podem ser feitos por meio de controles remotos, painéis de parede, smartphones e internet.
O arquiteto Luiz Fernando Bianchini quando de sua explanação sobre “a relação do homem com o espaço habitável”, lembra que um ambiente* deve traduzir os anseios e desejos de seus ocupantes, seja lá qual for a função ou o espaço. Para obtermos esta satisfação devemos optar cada vez mais por soluções onde o controle racional da temperatura, o pacote de luz conforme o uso, os monitores de presença e os sistemas de lazer, se interagem e se complementam através da Automação dos diversos sistemas instalados.
Assim quando lançamos mão do uso da Automação devemos pensar que estes sistemas irão requerer toda uma logística de instalação e uma série de projetos que apesar de sua especificidade deverão conversar entre si, daí o grande desafio quando do gerenciamento destes projetos junto ao projeto de Arquitetura.
Vamos tomar como exemplo, um ambiente (sala) de trabalho, onde o programa de ocupação prevê um só funcionário na parte da manhã, até a capacidade máxima de dez pessoas no período vespertino, voltando a ter somente três funcionários no período noturno. Como equalizar projetos de ar condicionado, luminotecnico, acústico, layout e acabamentos, para que este espaço tenha a mínima sustentabilidade no que se refere a economia de energia, qualidade de trabalho, satisfação ambiental* e assim obtendo-se qualidade de vida?
A resposta esta no gerenciamento dos sistemas instalados através da Automação utilizando-se sensores de presença, sensores de ruído, sensores óticos, timeres, e programando-se a central de Automação para que realize as rotinas conforme o programa previsto para aquele determinado ambiente ou até mesmo um conjunto de ambientes com diferentes funções.
Assim para aqueles que pensam que a Arquitetura Sustentável foca somente o uso de materiais alternativos e tem uma visão pouco tecnológica, fica aqui a lembrança, de que devemos optar sempre por soluções sustentáveis e a Automação neste caso, vem de encontro a este anseio.
     
Claudio Lorenzetti
Arquiteto - Diretor de Operações da CND
cndarquitetura.blogspot.com
www.cndarquitetura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário